Periodontia(DentMundi)

Tratamento da gengiva e do osso

Image

A Periodontia é uma especialidade responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

O tártaro se adere à superfície do esmalte dentário e origina uma camada endurecida sobre os dentes, onde sua remoção só é possível através do aparelho de Ultrasom e raspagem (manual com curetas). Dica: Pode ser prevenido por escovação diária correta, uso constante do fio dental e enxaguatórios bucais.

A gengivite (inflamação na gengiva) pode ocorrer devido à falta de higienização correta. Os principais sintomas são: sangramento gengival (durante a escovação), gengivas inchadas, com cor avermelhada e aspecto brilhante, indolor ou sensível ao toque e mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

Evolução da Periodontia

Se a gengivite não for tratada, a infecção pode progredir tornando-se um quadro de periodontite (inflamação que compromete os tecidos de sustentação (fixação) dos dentes: gengiva, ossos e fibras que ligam a raiz do dente ao osso), provocando a destruição do osso alveolar. Com o agravamento da doença, a gengiva inicia um processo de descolamento e retração dos dentes, podendo em alguns casos expor a raiz do dente, aumentando a sensibilidade e também uma grande perda óssea, que acarretará no amolecimento do dente e em longo prazo, a perda do dente.

*Ideal: Acompanhamentos periódicos ao dentista de no máximo 6 em 6 meses. Orientação de higiene bucal por um profissional e profilaxias e Raspagem com Ultrasom/jato de bicarbonato.